UMA SEMANA COM A PRIMEIRA REDE 5G DO REINO UNIDO: VELOCIDADE, COBERTURA E MUITO MAIS
Um olhar antecipado para o futuro da conectividade dos Smartphone
Depois de testar por mais de uma semana com o OnePlus 7 Pro 5G, eu absolutamente esperaria nos próximos modems 5G, mais cobertura e melhorias de rede antes de gastar dinheiro em um aparelho 5G e contratar agora mesmo. Os operadores de rede correram para completar uma rede 5G, mas precisa de mais tempo no forno para ser totalmente cozido.
VELOCIDADES E COBERTURA
A velocidade sempre foi o benefício 5G mais óbvio. Eu vi algumas velocidades 5G verdadeiramente impressionantes durante minhas primeiras horas de testes em Londres , mas não consegui replicá-las com consistência. Em média, eu diria que as velocidades estavam em torno de 200 Mbps na maioria das áreas de cobertura 5G. Isso ainda é um salto impressionante sobre as velocidades de 4G que presenciei em locais movimentados como as muitas estações de trem de Londres. Estas áreas tornaram-se pontos de estrangulamento para o 4G durante os trajetos matinais, mas mesmo à saída da London Bridge, gravei 130 Mbps em 5G vs. 530 Kbps em 4G.
Ao longo da Strand, perto da Charing Cross Station, pude gravar constantemente velocidades acima de 300Mbps durante os horários de pico do dia. Na maior parte do tempo, essas velocidades chegavam a ultrapassar 400 Mbps. Estas parecem ser as velocidades máximas de 5G em todas as grandes áreas cobertas em Londres, mas ocasionalmente eu poderia atingir 500 Mbps ou 600 Mbps e além. Gravei 980 Mbps em uma única ocasião, mas nunca consegui atingir essa velocidade novamente durante todos os meus testes.
A grande maioria do tempo, as velocidades variam entre 100Mbps e 200Mbps. Na maior parte de Shoreditch no leste de Londres, eu estava em média em torno de 200Mbps. Canary Wharf, o centro financeiro de Londres, era de longe o melhor lugar para velocidades brutas. Consegui obter consistentemente velocidades de 400 Mbps, e isso aumentou regularmente para até 500 Mbps e até 600 Mbps. Infelizmente, a cobertura para 5G em Canary Wharf parece ser muito fina, então eu só consegui obter essas velocidades em pontos específicos.
Fiquei impressionado com a cobertura 5G, no entanto. Embora eu não tenha sinal 5G em casa, ao sul do centro de Londres, grandes partes de Londres e até mesmo de seus subúrbios estão cobertas. Eu era capaz de amarrar o OnePlus 7 Pro 5G a um laptop via Wi-Fi e obter velocidades de cerca de 100 Mbps em um jardim de cerveja um dia. Eu achei que a velocidade de tethering nem sempre coincidia com as velocidades mais altas encontradas diretamente no telefone, a menos que você esteja usando tethering USB direto.
Tethering é onde você realmente pode ver o quão bem o 5G pode se comportar, e as velocidades podem diminuir e flutuar muito quando você está baixando arquivos maiores. Descobri que em arquivos menores as velocidades permaneceriam consistentes e permitiria baixá-las rapidamente, mas tentei baixar uma ISO do Windows 10 dos servidores de download rápidos da Microsoft e, embora tenha começado em cerca de 60 MB / s, ela caiu para 500 KB / s depois alguns minutos.
Com essas velocidades de download, consegui percorrer vídeos HDR de 1440p no YouTube em segundos e fazer download de episódios inteiros de programas de TV ou álbuns do Spotify da Netflix muito mais rápido do que em muitos pontos de acesso Wi-Fi em Londres. Eu não diria que as velocidades de download têm mudado sua vida ainda, mas se a velocidade de upload combinasse com elas, isso transformaria minha capacidade de trabalhar em qualquer lugar.
A parte mais decepcionante dos meus testes tem sido as velocidades de upload irrisórias. A promessa do 5G sempre foi sobre velocidade, mas eu mal consegui atingir 50 Mbps na maioria dos testes de velocidade de upload, o que me fez repensar o sonho de um escritório remoto. Em casa e em nosso escritório em Londres, tenho uma conexão de 1 Gbps para cima e para baixo e consigo transferir arquivos de vídeo 4K grandes para nosso escritório em Nova York em questão de minutos. Isso é impossível em uma conexão de 5G com uma velocidade de upload de menos de 50 Mbps, e EE me diz que essas velocidades de upload não vão melhorar até lançar mais de sua rede 5G ainda este ano. As atuais conexões de upload de 5G ainda usam 4G, e é por isso que as velocidades são muito mais baixas do que os links de download.
USO DE DADOS
Minha grande preocupação em torno do 5G é o uso de dados. Durante meu primeiro dia de testes, usei 20 GB de dados apenas em testes de velocidade. Essa é uma quantidade incrível de dados móveis, e eu teria mastigado o plano básico de dados de 10 GB da EE em US $ 74 por mês com este telefone em poucas horas. Um plano de dados de 10 GB não vai funcionar para 5G, e você precisaria de pelo menos 100 GB de dados por mês para realmente obter os benefícios dessa nova rede. O plano máximo da EE é de 120 GB de dados 5G por mês a £ 79 (US $ 100) com o OnePlus 7 Pro 5G, que é uma opção cara no momento.
A EE está trabalhando em torno disso oferecendo passes de dados de música ou vídeo que podem ser incluídos em um contrato mensal, o que significa que os dados transmitidos por serviços como o Spotify, Apple Music e Netflix não contam para seu limite de dados mensal. Embora isso não seja contra as regras de neutralidade da rede no Reino Unido, é uma maneira dessas operadoras persuadirem os clientes a pagar pelos extras apenas para evitar os limites de largura de banda. É muito desagradável comparado a oferecer ofertas ilimitadas de dados.
Até que todas as operadoras de rede no Reino Unido operem redes 5G, haverá preços menos competitivos em torno desses limites de dados. A Three é a única operadora de rede das maiores do Reino Unido que oferece dados ilimitados em conexões 4G agora, enquanto a Vodafone, EE e O2 assinaram contratos de 4G que atingem no máximo 100 GB por mês. Várias outras operadoras de redes virtuais móveis (MVNO) também oferecem dados 4G ilimitados, mas o preço 5G realmente se tornará competitivo se houver uma rede disposta a oferecer dados 5G ilimitados.
O preço precisará se tornar competitivo se a promessa de 5G for entregue em breve. Tampões de dados e contratos mensais caros só retardarão o progresso das redes de alta velocidade e o potencial de redes gigabit 5G chegarem a residências no Reino Unido.
VIDA ÚTIL DA BATERIA E ESQUISITICES DE REDE
Outra preocupação que tive em torno de 5G foi o impacto na vida útil da bateria. Durante meus testes com o OnePlus 7 Pro 5G, descobri que essas preocupações eram injustificadas: a duração da bateria não foi afetada de maneira significativa por 5G. O OnePlus 7 Pro 5G tem uma grande bateria de 4.000mAh dentro, e mesmo com uma conexão de 5G para a maior parte do seu uso, eu achei que durou o dia durante meus testes.
O que eu achei mais preocupante sobre 5G foram as esquisitices de rede estranhas que eu testemunhei. Em várias ocasiões eu andei alguns passos e imediatamente cai de uma conexão fixa de 200 Mbps para menos de 10 Mbps, ou o telefone me dizia que eu tinha um sinal forte de 5G, mas eu não tinha conectividade de rede. Eu tive que alternar o modo avião mais do que algumas vezes durante meus testes apenas para obter a conectividade de volta, e isso me lembrou dos primórdios do 3G e do 4G quando os modems e suas redes associadas não estavam bem otimizados.
O OnePlus fez uma atualização de software durante o meu teste que parecia melhorar um pouco as coisas, mas ainda havia áreas em que o 5G não aparecia muito bem para uma conexão 4G, ou eu me esforçava para obter conectividade. O OnePlus está procurando melhorar essa situação com atualizações de software, e as melhorias de infraestrutura da EE também abordarão alguns desses problemas iniciais com o passar do tempo.
Ele destaca a natureza inicial do 5G, no entanto. A EE implementou essa nova conectividade usando bandas sub-6 GHz, que, na minha experiência, foram ótimas para mais cobertura, mas não têm todos os benefícios que a 5G promete. Freqüências mais altas além de 6 GHz permitem que muito mais largura de banda seja passada para dispositivos 5G, mas operam a uma distância menor, e as ondas de rádio não conseguem penetrar facilmente paredes e objetos que estão entre você e a antena 5G. As primeiras redes 5G nos EUA estão usando ondas milimétricas (mmWave) e, embora as velocidades sejam maiores do que as que eu já vi na rede da EE, a cobertura é significativamente pior .
Eventualmente, o 5G no Reino Unido e em outros lugares se moverá em direção ao espectro da mmWave. Isso promete velocidades muito melhores do que as que vi durante meus testes, mas os desafios de faixas de transmissão mais curtas serão ainda mais difíceis quando houver interferência de paredes, edifícios ou até mesmo da chuva.
5G ESTÁ MOSTRANDO SINAIS PRECOCES DE PROMESSA
O 5G é um trabalho claro em andamento, desde a cobertura até a velocidade e confiabilidade. Mas está mostrando promessa antecipada já. Por enquanto, está cumprindo a promessa de velocidades consistentes que você esperaria de 4G, mesmo nas áreas mais movimentadas de uma cidade grande como Londres. Eu encontrei em muitas áreas que velocidades de 5G foram 10x o que eu poderia obter no 4G no mesmo local. EE diz que planeja adicionar 100 sites de celular por mês e que as velocidades de download devem ser entre 100 a 150 Mbps mais rápidas em 5G do que em 4G.
O teste real do 5G será como os operadores de rede, como o EE, gerenciam os requisitos de capacidade e largura de banda. Nós vimos as promessas anteriores de velocidades de 4G, apenas para ver estes estrangulam em pontos de ocupado nas cidades. O 4G em Londres é particularmente ruim em grandes partes da cidade, e embora o 5G seja certamente melhor, há menos pessoas usando essa rede no momento.
O 5G pode parecer uma corrida para as operadoras de rede, mas os vencedores serão aqueles que realmente poderão entregar essas novas velocidades de conectividade de maneira confiável nos próximos anos. Afinal de contas, todos nós queremos olhar para os nossos telefones e ver barras de sinal 5G máximas combinadas com velocidades máximas, não barras de sinal 5G máximas e velocidades 4G.
Fonte: theverge
Comentários
Postar um comentário