A Nvidia suportará CPUs baseadas em ARM para novos supercomputadores com eficiência energética
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Impulsionando a comunidade para exascale
A Nvidia está trabalhando com o designer de chips ARM em tecnologia projetada para permitir supercomputadores mais eficientes em termos de energia. A VentureBeat relata que a empresa gráfica dará ao ecossistema ARM acesso a todo o seu software de alto desempenho e inteligência artificial até 2020, em um movimento que o CEO da Nvidia, Jensen Huang, vai ajudar a “impulsionar” a indústria para alcançar a chamada computação de varredura. , sistemas capazes de um bilhão de bilhões (ou um quintilhão) de operações de ponto flutuante por segundo. O anúncio significa que a Nvidia agora suporta todas as principais arquiteturas de CPU.
Esta não é a primeira vez que as duas empresas trabalham juntas - o chip Nvidia Tegra X1, que aciona o Nintendo Switch, por exemplo, possui um processador ARM, mas esse movimento torna a ARM mais competitiva no mercado de supercomputadores. Os computadores de alto desempenho tendem a ser dominados por tecnologias baseadas em x86, com algumas exceções importantes, como o supercomputador HPE Astra do ano passado . Agora os fabricantes poderão escolher sem ter que se preocupar que uma máquina ARM não será capaz de suportar a tecnologia da Nvidia.
A Nvidia está cada vez mais focada em computação de alto desempenho para aplicações como IA, especialmente porque a demanda por suas GPUs para mineração com criptomoedas diminuiu . O benefício para a Nvidia dessa parceria será o acesso aos designs de chips mais eficientes em termos de energia da ARM, que geralmente acionam dispositivos móveis. O CEO da Nvidia diz que o poder será um limite fundamental no futuro, que seu apoio à ARM ajudará a superar. O vice-presidente de computação acelerada da Nvidia também elogiou a abertura da ARM, afirmando que ela forneceu uma arquitetura aberta para a supercomputação.
O movimento é apenas o último impulso para o mercado de computação de alto desempenho da Nvidia, que recentemente pagou US $ 6,9 bilhões pela Mellanox , uma fabricante de chips israelense focada em redes de servidores. A aquisição foi a maior da história da Nvidia.
Fonte: Nvidia, theverge
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário